Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de novembro de 2021

DEVO USAR HOUVE / HOUVERAM?

 Desde maio de 2021, quando o livro foi publicado, já houveram muitas transformações no cenário brasileiro e internacional.

O verbo “haver”, usado no sentido de “existir”, fica impessoal, isto é, não se flexiona. Fica sempre na 3ª pessoa do singular, independentemente de o sujeito ser de qualquer outra pessoa ou número.

No trecho acima, retirado de uma resenha de um livro atual. Se perguntarmos ao verbo “o que “houveram”? A resposta será “muitas transformações no cenário brasileiro e internacional”. Sujeito da oração, cujo núcleo é “transformações” e os demais componentes são adjuntos adnominal (muitas) e adverbial (no cenário brasileiro e internacional).

Trata-se, portanto, do uso do verbo “haver” em sentido existencial. Tanto que poderíamos facilmente escrever (já existiram muitas transformações no cenário brasileiro e internacional), sem incorrer em qualquer impropriedade gramatical ou semântica.

O correto, portanto, é “Desde maio de 2021, quando o livro foi publicado, já houve muitas transformações no cenário brasileiro e internacional”.

OBS: VISITEM OS SITES AO LADO. ISSO SERÁ MUITO BOM PARA O BLOG.