Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CONCORDÂNCIA VERBAL – Plural aparente


CONSULTA —
Na frase “Enquanto os Estados Unidos não resolver seus problemas internos...”, a concordância verbal está correta?

RESPOSTA —
Existem alguns substantivos que só têm a forma plural, normalmente referem-se a acidentes geográficos (Montanhas Rochosas – Alpes – Andes), países, regiões e cidades (Estados Unidos, Minas Gerais, Montes Claros, Campos Altos, Cárpatos, Everglades) e nomes de obras (Memórias de Emília, Os Bruzundangas, Memórias Póstumas de Brás Cubas).

Tais substantivos não têm a forma correspondente no singular, integrando uma categoria especial, chamada de “pluralia tantum”. Tal fato linguístico não ocorre somente em Português, sendo objeto de estudo em inúmeras outras línguas como o russo e o japonês.

A concordância verbal, em Português, nesse caso, é feita com o verbo no singular: Alpes é uma cadeia de montanhas da Europa acidental. – Montes Claros sedia a única universidade federal do Norte de Minas.

Se, entretanto, esses substantivos estiverem antecedidos de artigo, necessariamente no plural, o verbo deverá ir para esse número: Os Estados Unidos estão deixando de ser a potência dominante. – As Minas Gerais representam a grandeza deste País. – As Memórias Póstumas de Brás Cubas renovaram a forma tradicional de narrar.

A frase correta, portanto, é “Enquanto os Estados Unidos não resolverem seus problemas internos...”.