Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de julho de 2013

DIVISÃO SILÁBICA

Como é feita a divisão silábica das palavras “Cisjordânia” e “cisalpino”?

Os prefixos terminados em [S] ou [R] — “cis”, “trans”, “inter”, “hiper”, “super”, “...” —, quando aplicados a palavras iniciadas por consoante, mantêm sua terminação na sílaba anterior: “CIS / PLA / TI / NO”; “CIS / JOR / DÂ / NIA”; “HI /PER / BÓ / LI / CO”; “IN / TER / GA / LÁC / TI / CO”.


Quando antecederam palavras iniciadas por vogal, o [R] ou [S] final passa a integrar a sílaba posterior: “CI / SAL / PI / NO”; “TRAN / SAN / DI / NO”; “HI / PE / RA / CI / DEZ”; “IN / TE / RA / GIR”.

TER = EXISTIR = HAVER?

O uso do verbo TER está correto em “Do outro lado do meio-fio, fica o terreno dos floricultores, que dizem que não vão sair até ter uma área específica para eles.”?

O uso do verbo TER com o sentido de “existir” não é recomendado. Expressões como “Tinham dois jogadores em posição de impedimento”, muito comum nas transmissões de futebol, geram um problema gramatical sério: quem pratica a ação de ter jogadores impedidos? Qual é o sujeito da oração? Quem “tinham”?

Nesses casos, é mais adequado usar-se o verbo “haver”:

a)  Do outro lado do meio-fio, fica o terreno dos floricultores, que dizem que não vão sair até haver uma área específica para eles.
b)  Do outro lado do meio-fio, fica o terreno dos floricultores, que dizem que não sairão enquanto não houver uma área específica para eles.

c)   Do outro lado do meio-fio, fica o terreno dos floricultores, que se recusam a sair enquanto não houver uma área específica para eles.