Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

COLOCAÇÃO PRONOMINAL


Como devo posicionar o pronome “se”? Antes ou depois do verbo?
  • O pronome "se", como os demais pronomes oblíquos átonos, comporta-se como "uma sílaba átona" colocada no final do verbo a que se refere. Assim, a colocação USUAL é depois do verbo: "As lulas abrigam-se nas profundezas do oceano".
  • Quando há uma palavra subordinativa (conjunção, pronome relativo, advérbio de tempo ou de negação), o pronome é atraído para antes do verbo: "As lulas, que se abrigam nas profundezas do oceano, vão à superfície para alimentar-se".
  • Nomes de pessoas e expressões personativas (Joaquim, Manuel, Coriolana, nossos amigos, Santa Genoveva, minha cunhada) autorizam, isto é, permitem a antecipação do pronome: "Lula se comporta (comporta-se) como se fosse o presidente de fato". "Os brasileiros se comportam (comportam-se) como carneirinhos, diante da roubalheira desenfreada".
Quando o tempo verbal é o futuro (do presente ou do pretérito) o pronome fica no meio do verbo: "Manoel sair-se-ia melhor nas provas, se estudasse um pouco mais", "Capadócio vender-se-á aos adversários, assim que surgir a oportunidade"