Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de junho de 2020

VERBOS ANÔMALOS


Veja o texto: “Em primeiro lugar, é interessante entender que não existe uma carteira ideal: existe a carteira que mais se adequa ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos”.

Os verbos portugueses são classificados de diferentes formas, dependendo do aspecto que se queira enfatizar. Quando tratamos da “conjugação verbal”, eles são REGULARES – IRREGULARES – ANÔMALOS – DEFECTIVOS.

Verbos defectivos

Verbos defectivos são verbos cuja conjugação é incompleta, ou seja, não apresenta todas as formas verbais porque o verbo não é conjugado em todos os tempos, modos ou pessoas.

Exemplos de verbos defectivos:
·       reaver;
·       falir;
·       demolir;
·       doer;
·       colorir;
·       adequar.

O verbo “adequar”, por exemplo, é um verbo defectivo. Ele só é conjugado nas pessoas em que o acento tônico recai fora do radical. São as chamadas “formas arrizotônicas” (palavrão desgraçado)...

VERBO CANTAR

Eu canto – tu cantas – ele canta – eles cantam=è formas rizotônicas (acento tônico no radical);
Nós cantamos – vós cantais =è formas arrizotônicas (acento tônico fora do radical).

Como se vê, as três pessoas do singular do presente do indicativo e a 3ª pessoa do plural são “formas rizotônicas” e a 1ª e 2ª do plural são “arrizotônicas”.

Logo, o verbo adequar só é conjugado na 1ª e 2ª pessoas do plural. Nas demais pessoas, o falante deve optar por um sinônimo, “ajustar”, por exemplo ou uma expressão equivalente.

“Em primeiro lugar, é interessante entender que não existe uma carteira ideal: existe a carteira que mais se ajusta-enquadra-amolda-conforma-acomoda a seu perfil de investidor e a seus objetivos”.

(Dê um clique na propaganda ao lado do texto. Isso é muito importante).

ESTÁ / ESTEJA


Eu vi você dizer nas redes que não é que o racismo está se mostrando com mais força na pandemia, é a pandemia que vai dar uma nova forma ao racismo. Por quê?

Está correto o uso do verbo no presente do indicativo?

Não há uma afirmação firme e forte de que o fato, a ação, ocorre de maneira independente e definitiva. Assim, o correto seria o uso do verbo no modo subjuntivo:

Eu vi você dizer nas redes que não é que o racismo esteja se mostrando com mais força na pandemia, é a pandemia que vai dar uma nova forma ao racismo. Por quê?

(Dê um clique na propaganda ao lado do texto. Isso é muito importante).