Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Existe ponto depois de ETC.?

CONSULTA — Existe ponto depois de ETC.?
  • O "etc." é abreviatura de "et coetera", expressão latina que significa, mais ou menos, "e semelhantes". Não se deve usar a conjunção "e" antes do "etc.", pois ela já está na própria abreviatura. Também não se deve usar a vírgula antes de "etc.". As normas de emprego da vírgula estabelecem que "só se pode usar, opcionalmente, vírgula antes da conjunção aditiva "e", se a conjunção estiver entre orações com sujeitos diferentes.
  • Por ser abreviatura, deve terminar com ponto indicativo correspondente. Se for final de período e não houver nada mais a seguir, o ponto que encerra a abreviatura confunde-se com o ponto final e não há necessidade e nem razão para usarem-se dois pontos, um seguido do outro. O ponto final deve, portanto, coincidir como o de abreviatura; exceto se, por exemplo, este ponto está em uma frase parentética, entre aspas, etc., em que, então, o ponto final é obrigatório; exemplo: (….. etc.).
  • Quando ao ponto indicativo de abreviatura seguir outro sinal de pontuação, usam-se os dois: sra., sra.; sra.? REFERÊNCIA – MEIO ELETRÔNICO (disquetes, CD-ROM, online etc.).
Obrigado

Soteropolitano?

CONSULTA —
Por que os nascidos em Salvador são chamados de “soteropolitanos”?

RESPOSTA —

Trata-se de uma helenização, isto é, do uso de elementos vindos diretamente do grego. (soter+o+pólis+ano). Relativo a Salvador, capital do Estado da Bahia. Homem nascido nessa capital.
Etimologia: Soterópoli(s) + -t- + -ano, no padrão pólis:politano; Soteropólis (soter(i/o)- + -pólis) = 'cidade do Salvador'.

Também pode (e deve) ser usado o adjetivo gentílico “salvadorense”, de formação vernácula.