Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2021

NÓS O AGRADECEMOS ou NÓS LHE AGRADECEMOS?

 "Bill Gates obteve sucesso ao tomar o risco de empreender em vez de concluir sua faculdade e seguir sua vida comum – e nós o agradecemos por isso".

O verbo "agradecer" é um dos chamados verbos transitivos relativos (antigamente chamados de bi-transitivos), isto é, são verbos que admitem dois complementos verbais (objeto direto e objeto indireto), simultaneamente. 

Segundo gramáticos renomados, como Napoleão Mendes, Celso Cunha e outros, "agradecer" é transitivo direto para coisas e transitivo indireto para pessoas.

  • Agradeceu o prêmio recebido. (prêmio é coisa > objeto direto).
  • Agradeceu ao professor. (professor é pessoa > objeto indireto).
No texto da consulta, o autor usou o pronome oblíquo átono "o" como complemento do verbo "agradecer". Ocorre que esse pronome, como objeto, só pode desempenhar a função de objeto direto, o que contraria a norma de que "o verbo agradecer é transitivo direto para coisas e transitivo indireto para pessoas", já que está se referindo a "Bil Gates", citado no início da frase.

 "Bill Gates obteve sucesso ao tomar o risco de empreender em vez de concluir sua faculdade e seguir sua vida comum – e nós LHE agradecemos por isso".