Pesquisar este blog

sábado, 15 de agosto de 2020

VER - VIR - COMO É FORMADO O SUBJUNTIVO DO VERBO "VER"?

 Notícia de jornal: "Os aviões comerciais que pessoas comuns usam para viajar de Detroit para Los Angeles estão prestes a parecer incrivelmente pequenos depois de você ver o tamanho desses aviões militares".

Observe que o fato narrado NÃO tem comprovação de ter acontecido, acontece no presente, ou acontecerá no futuro. É apenas uma possibilidade. Os atuais aviões parecerão diminutos SE o receptor da mensagem comparar seu tamanho com o dos aviões militares e isso só acontecerá SE o receptor conhecer um e outro.

Quando se faz referência a um fato POSSÍVEL, mas sem ocorrência comprovada, deve-se usar o verbo no MODO SUBJUNTIVO https://www.todamateria.com.br/modo-subjuntivo/. O futuro do Subjuntivo  do verbo "VER" é: Se (quando) eu vir; Se (quando) tu vires; se (quando) ele (você) vir; se (quando) nós virmos; se (quando) vós virdes; se (quando) eles (vocês) virem.

Raros, raríssimos, jornalistas sabem como se forma o presente do indicativo, como se o conhecimento de seu instrumento de trabalho, a Língua Portuguesa, não fosse importante e imprescindível ao exercício a profissão...

(Dê um click na propaganda ao lado. Isso é muito importante).