Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de maio de 2015

EVACUAR

No texto “Após o tumulto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), suspendeu a sessão e determinou à Polícia Legislativa que evacuasse as galerias”, está correta a regência do verbo “evacuar”?

O dicionário de regência verbal de Francisco Fernandes ensina que esse verbo pode ser usado como “transitivo direto” ou como “intransitivo”, com os significados de expelir, fazer sair do corpo, esvaziar, sair de algum lugar.

    1)   Os confederados evacuaram as posições.
    2)   O remédio fê-lo evacuar copiosamente.
    3)   Com o tratamento, evacuaram-se os humores.

A regência, pois, está corretíssima. Seria trágico se o presidente determinasse que a Polícia Legislativa “evacuasse NAS galerias”. 

MICRO-ONDAS / MICROCOSMOS

Por que existe hífen em micro-ondas e não em microcosmos?

São duas situações distintas. No primeiro caso, o prefixo “micro” junta-se a uma palavra que se inicia pela vogal [o]; no segundo, o mesmo prefixo está aplicado a uma palavra que se inicia pela consoante [c].

Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen, se o segundo elemento começar pela mesma vogal ou pela letra [H].

Assim, escrevemos “autodidata”, “auto-observação”, “antirrábico”, “antiético”, “micro-ondas”, “autoclave”, “autopiedade”, “anti-higiênico”, “antígeno”, “auto-hipnose”, “auto-homenagem”, “anteontem”, “antiabortivo”, “monocromático”, “micronutriente”.