Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ABREVIATURA DE GIGABYTES

CONSULTA – Qual é a abreviação correta da palavra Gigabytes quando falamos em mais de uma unidade? Por exemplo, na frase “a capacidade de armazenamento é de 16 gigabytes”. Seria Giga (no singular), ou Gigas (no plural)?
 
RESPOSTA –
•    A ABNT não estabeleceu, ainda, uma norma para essa abreviatura. Pelo menos em minhas fontes eu não a encontrei.
•    Os Manuais de Informática apresentam GB como abreviatura de gigabytes, o que seria, provavelmente, uma analogia com GW – gigawatt, kg - quilograma(s), km - quilômetro(s), km² - quilômetro(s) quadrado(s), km/h - quilômetro(s) por hora.
•    O uso de "Gigas" (16 gigas, 32 Gigas etc.) parece-me perfeitamente aceitável, também como analogia ao uso de outras unidades de medida.

COMO É QUE VAI FUNCIONAR?

Caríssimos,

CONSULTA – A expressão “Como é que vai funcionar as câmeras” está correta? O que devo fazer para torná-la mais formal?

RESPOSTA – Primeiro observemos o segmento “é que”. Ele é perfeitamente dispensável para o sentido completo da frase. É o que chamamos de “expletivo” ou “partícula de realce”. Eliminando-o, ficaremos com a frase mais enxuta: “Como vai funcionar as câmeras”.

Há uma perífrase verbal “vai funcionar” que tem valor de futuro do presente, muito comum no registro coloquial. No registro formal, é melhor usar o tempo simples, futuro do presente, “funcionará”. Daí, ficaremos com a frase “Como funcionará as câmeras”. Observando a concordância verbal, percebe-se que o sujeito é o segmento “as câmaras”, 3ª pessoa do plural, e com ele o verbo deve concordar.

Finalmente chegamos à frase absolutamente correta, no registro formal culto:
  • Como funcionarão as câmaras?