Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Uso da Vírgula


CONSULTA — Como devo escrever a frase seguinte? Com ou sem as vírgulas?
Os índios que estão abandonando seus costumes serão extintos neste século. / Os índios, que estão abandonando seus costumes, serão extintos neste século.

RESPOSTA
Depende do que você quer dizer com a frase. Veja que toda oração iniciada por pronome relativo é uma chamada oração subordinada adjetiva.

Tais orações são chamadas de restritivas quando direcionam seu significado para grupo específico de indivíduos e são, por conseguinte, indispensáveis ao significado pretendido pelo falante.
·          Pedra que rola não cria limo. Somente as pedras que rolam não criam limo. Pode-se deduzir, portanto, que aquelas pedras que se mantêm quietas em seus lugares criarão limo. Se eliminarmos a expressão “que rola”, o significado mudará de sentido, pois estaremos afirmando que “Pedra não cria limo”. Nesse caso a oração “que rola” é uma oração subordinada adjetiva restritiva, isto é, restringe seu significado para a parcela do sujeito “pedra” que não se aquieta em seu lugar.
·       
          Os jogadores que não participaram do treinamento de ontem deverão participar da concentração a partir das 18h00 de hoje. Somente os que não treinaram devem concentrar-se. Se eliminarmos a sequência “que não participaram do treinamento de ontem”, a obrigatoriedade de participar da concentração fica estendida a todos os jogadores, os que treinaram e os que faltaram à atividade.
São chamadas de explicativas quando se trata de mera explicação ou generalização. Tais explicativas podem ser eliminadas sem que se altere o significado completo da sentença.
·       
           Lula, que deixou o poder, fixará residência em São Bernardo do Campo. A sequência sublinhada refere-se ao sujeito “Lula”, mas acrescenta uma informação dispensável para o entendimento que se pretende: “onde o ex-presidente irá residir doravante”. Podemos retirá-la e o texto remanescente cumprirá tranquilamente a missão de significar o que se pretende.
·        O Brasil, que é um país de dimensões continentais, deveria priorizar as ferrovias e hidrovias. A expressão destacada acrescenta apenas uma explicação, aliás, pública e notória. Pode ser eliminada sem qualquer prejuízo significativo para a totalidade da mensagem.
Quando o autor de um texto pretende estabelecer a diferença entre suas orações adjetivas restritivas e explicativas põe essas últimas entre virgulas, como se avisasse o leitor para o que é essencial e o que é acessório em seu texto.

Por isso eu disse que “depende do que você quer dizer com a frase”. 

Se você quiser significar que os índios estão abandonando seus costumes e serão extintos neste século, use a frase com vírgulas:
·         Os índios, que estão abandonando seus costumes, serão extintos neste século. (todos serão extintos)

Se o pretendido é que “alguns índios estão abandonando seus costumes e por isso eles serão extintos neste século, use a frase sem vírgulas:
·        Os índios que estão abandonando seus costumes serão extintos neste século. (apenas alguns serão extintos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário