Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

VERBO PERDOAR


Qual é o correto: “Perdoai as nossas ofensas”, ou “Perdoai-nos as nossas ofensas”, uma vez que, no verbo perdoar, perdoa-se alguma coisa ou a alguém?
RESPOSTA:
O verbo perdoar seleciona três argumentos: o sujeito (quem perdoa), o objeto direto (o que se perdoa) e o objeto indireto (a quem se perdoa).
Na segunda frase — perdoai-nos as nossas ofensas — ambos os complementos verbais estão presentes:
— Objeto direto — as nossas ofensas;
— Objeto indireto — nos
Na primeira frase — “perdoai as nossas ofensas” — a omissão do complemento indireto é validada pela presença do possessivo nossas, que nos dá essa informação (perdoai as nossas ofensas = perdoai as ofensas a nós).
Por conseguinte, ambas as frases são corretas.

Gostaria de acrescentar o seguinte:
A função adnominal de “as nossas” é a de “determinar” o substantivo “ofensas”. A gramática tradicional diz que a presença do artigo antes dos pronomes possessivos é opcional.
Pergunto: há realmente necessidade de se usar dois determinantes para o mesmo nome (substantivo)?
Sempre que escrevo, evito usar superabundância de elementos textuais. Dizem os entendidos, e concordo com eles, que uma das tarefas mais difíceis para quem escreve é “cortar” o desnecessário.

VERBO INTERMEDIAR

CONSULTA:
Está certa a frase: "O gerente só intermedia quando é necessário"?
RESPOSTA:
Não. O verbo “intermediar” não se conjuga assim.
Os verbos terminados em -iar têm conjugação regular, ou seja, seguem a conjugação de qualquer verbo terminado em -ar, como, por exemplo, o "andar". Então, se dizemos "eu ando, tu andas, ele anda", também diremos "eu negocio, tu negocias, ele negocia".
Há alguns verbos terminados em -iar, porém, que não seguem essa conjugação. É o caso de "mediar", "ansiar", "remediar", incendiar", "odiar" e todos os seus derivados. Esses verbos terão o acréscimo da letra "e" antes da terminação -iar, nas pessoas "eu, tu, ele e eles" do presente do indicativo (todos os dias ...) e do presente do subjuntivo (espero que ...). A conjugação desses dois tempos ficará desta forma: Todos os dias eu medeio, tu medeias, ele medeia, nós mediamos, vós mediais, eles medeiam. Que eu medeie, tu medeies, ele medeie, nós mediemos, vós medieis, eles medeiem.
Todos os outros tempos seguem a conjugação regular, ou seja, terão conjugação igual à de qualquer verbo terminado em -ar.
O verbo "intermediar" é derivado de "mediar" e sua conjugação é idêntica. A frase apresentada, então, deve ser assim reescrita:
O gerente só intermedeia quando é necessário.