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domingo, 15 de abril de 2018

SE VOCÊ VER /VIR


Professor, recebi uma mensagem com o seguinte trecho: “Se você ver a Lua, você verá a beleza de Deus; se você ver o Sol, você verá o poder de Deus; se você ver sua própria imagem, você verá a melhor criação de Deus”. Fiquei em dúvida quanto à correção do emprego do verbo “ver”. Está certo?

Verbo é a classe de palavras que se flexiona em pessoa, número, tempo, modo e voz.

Os “modos” verbais são empregados para denotar determinados aspectos da ação descrita pelo verbo.

  • Indicativo – denota uma ação líquida e certa, isto é, ocorre, ocorreu ou ocorrerá.
  • Subjuntivo – Expressa um fato incerto, duvidoso ou mesmo irreal, dependendo da vontade ou do sentimento de quem o emprega.
  • Imperativo – É empregado para exprimir ordem, súplica, convite ou pedido.
  • Formas nominais – São formas verbais com funções próprias do substantivo, adjetivo ou advérbio.
O verbo ver, no texto da consulta, expressa claramente fatos que não têm ocorrência comprovada na realidade, tanto que cada oração inicia-se por uma conjunção subordinativa condicional “se”. Nesse caso, o verbo “ver” deve ser empregado no futuro do subjuntivo:

“Se você vir a Lua, você verá a beleza de Deus; se você vir o Sol, você verá o poder de Deus; se você vir sua própria imagem, você verá a melhor criação de Deus”.

sexta-feira, 30 de março de 2018

FARÁ / FARÃO


Professor, li esse texto em um jornal e me parece que a concordância verbal do verbo “fazer” está incorreta: “As receitas de pedágio de todas as concessionárias irão para uma câmara de compensação que farão transferências entre as empresas”.

E você está absolutamente certo. o sujeito do verbo em questão é o pronome relativo “que”, anteposto ao verbo.

Diz a regra: “Quando o sujeito é o pronome relativo ‘que’, o verbo concordará com seu antecedente”. O antecedente do pronome relativo, no texto, é a expressão “uma câmara de compensação” que, como se vê, está no singular e com ela o verbo concordará.

“As receitas de pedágio de todas as concessionárias irão para uma câmara de compensação que fará transferências entre as empresas”.

quarta-feira, 21 de março de 2018

CONCORDÂNCIA VERBAL COM FRAÇÕES DECIMAIS


Professor, está correta a concordância verbal ressaltada na frase: “Os acordos de colaboração e leniência devem resultar na devolução de R$ 12 bilhões aos cofres públicos, segundo esperam as autoridades envolvidas. Já foi restituído R$ 1,9 bilhão”? 

Se o sujeito é o numeral R$1,9 bilhão, o verbo não deveria estar no plural?

Quando o sujeito é uma fração decimal, o verbo concordará com a PARTE INTEIRA do fração.

  • 2,999 bilhões já foram restituídos;
  • 1,999 bilhão já foi restituído.


quinta-feira, 15 de março de 2018

TINHA GANHO / TINHA GANHADO


Professor, está correta a forma “tinha ganho”? “Quando Lênin ficou sabendo que a revolução tinha ganho, se benzeu e disse: graças a Deus!!!”

Ganhar é um verbo abundante, apresentando duas formas equivalentes de particípio: uma forma regular; outra, irregular. Ganhado é o particípio regular; ganho, o particípio irregular.

* Diante dos verbos auxiliares TER ou HAVER, devemos usar a forma regular, constituída da terminação “-ado” ou “-ido”. Observe o exemplo:

Os alunos tinham entregado o trabalho em tempo hábil.
Os alunos haviam entregado o trabalho em tempo hábil.

* Diante dos verbos auxiliares SER ou ESTAR, devemos fazer uso da forma irregular. Eis o enunciado a seguir:

Os trabalhos foram entregues em tempo hábil.
Os trabalhos estavam entregues em tempo hábil.

Embora o uso da forma irregular, com os verbos ser e estar, nas situações informais ocorra com muita frequência, não recomendo seu uso na língua escrita formal.

Em Português formal, a frase deveria ser escrita com o auxiliar haver e o particípio irregular: “Quando Lênin ficou sabendo que a revolução havia ganho, se benzeu e disse: graças a Deus!!!”, ou com o verbo ter seguido do particípio regular: “Quando Lênin ficou sabendo que a revolução tinha ganhado, se benzeu e disse: graças a Deus!!!”


quinta-feira, 8 de março de 2018

NUANCE / NUANÇA


“O ensino de Geografia tem alguns nuances que precisam ser bem esclarecidos".        

Professor, a palavra “nuances” é de que gênero gramatical?

Nuance é palavra do gênero gramatical feminino, de origem francesa, e seu uso pode ser considerado um vício de linguagem chamado “galicismo”. Atualmente esse rigor purista anda em baixa.

Os portugueses preferem usar “nuança”, com o mesmo significado de gradação, mescla, cambiante, matiz, tonalidade.

Corrija-se para “O ensino de Geografia tem algumas nuances que precisam ser bem esclarecidas”.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

CACHORRO QUENTE / CACHORRO-QUENTE


Professor, está correta a expressão “Comeu um cachorro quente e tomou um refrigerante”?

O sanduíche feito com pão, salsicha e molho de tomates (os brasileiros acrescentam batata frita e milho cozido) é diferente de um cachorro “aquecido”. Na verdade a expressão junta dois vocábulos para formar um terceiro, com significação própria e individualizada. É como “couve-flor”, “batata-palha”, “navio-escola”, “fazenda-modelo” etc.

É um processo de formação de palavras chamado de “composição por justaposição”

O Acordo Ortográfico define que: “Emprega-se o hífen nas palavras compostas por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos, de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, constituem uma unidade sintagmática e semântica e mantêm acento próprio”.

Assim, a forma correta de se escrever o nome do dito sanduíche é “cachorro-quente”, com hífen, venha com batatas fritas e milho ou não.

sábado, 27 de janeiro de 2018

DESSE(S)- DESSA(S)-


Professor, no dia 27/jan/2018, o Jornal O Estado de São Paulo publicou uma nota da qual retirei o seguinte trecho: “O julgamento desta quarta-feira, 24, em que teve sua condenação no caso triplex do Guarujá dada por Moro confirmada em segunda instância”.

O uso do pronome demonstrativo “desta” está correto?

A função textual dos pronomes deste(s)-desta(s) é a de catafóricos, ou seja, referem-se a pessoas, coisas ou fatos que ainda estão por ocorrer. O autor ou autores do texto deveriam empregar o pronome “dessa”, pois falando no dia 27/jan/2018, evidentemente referem-se a fato já ocorrido no dia 24/jan/2018.

A função textual dos pronomes desse(s)-dessa(s) é a de anafóricos, ou seja, referem-se a pessoas, coisas ou fatos que já ocorreram. O uso correto desses conectores é importante para a coesão do texto produzido.