Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ABREVIATURA DE GIGABYTES

CONSULTA – Qual é a abreviação correta da palavra Gigabytes quando falamos em mais de uma unidade? Por exemplo, na frase “a capacidade de armazenamento é de 16 gigabytes”. Seria Giga (no singular), ou Gigas (no plural)?
 
RESPOSTA –
•    A ABNT não estabeleceu, ainda, uma norma para essa abreviatura. Pelo menos em minhas fontes eu não a encontrei.
•    Os Manuais de Informática apresentam GB como abreviatura de gigabytes, o que seria, provavelmente, uma analogia com GW – gigawatt, kg - quilograma(s), km - quilômetro(s), km² - quilômetro(s) quadrado(s), km/h - quilômetro(s) por hora.
•    O uso de "Gigas" (16 gigas, 32 Gigas etc.) parece-me perfeitamente aceitável, também como analogia ao uso de outras unidades de medida.

Um comentário:

  1. Conforme explica o professor Evanildo Bechara, renomado gramático da Academia Brasileira de Letras, no seu livro Gramática Escolar da Língua Portuguesa, 2.ed., 2010, pág. 643, “formam plural com ‘s’ as abreviaturas obtidas pela redução de palavras.” Portanto, págs (páginas), quilos (quilogramas), megas (megabits), etc. Já, o símbolo, que é a abreviatura de nomenclaturas científicas, não vai para o plural: h (hora ou horas), Km (quilômetro ou quilômetros), W (watt ou watts), Kg (quilograma ou quilogramas), etc.

    ResponderExcluir