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terça-feira, 1 de novembro de 2016

MAIS DE 300.000 CONSULENTES!!!

ULTRAPASSAMOS A MARCA DE 300.000 CONSULENTES

ISSO É MUITO BOM, PRINCIPALMENTE PELO FATO DE QUE AS PESSOAS ESTÃO MAIS PREOCUPADAS COM A QUALIDADE DOS TEXTOS QUE PRODUZEM.

CONTINUAREMOS COM NOSSA TAREFA, CUSTE O QUE CUSTAR.

OBRIGADO A TODOS!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

SUPRA-RENAL / SUPRARRENAL?

Devo escrever “glândulas supra-renais ou suprarrenais”?

O “Acordo Ortográfico” determina que os vocábulos antecedidos do prefixo supra levam hífen quando o segundo elemento possui vida própria e começa por vogal, h, r ou s : supra-axilar, supra-hepático, supra-renal, supra-sumo.

Até que anulem o tal acordo, portanto, devemos obedecer ao preceito nele explicitado.

domingo, 16 de outubro de 2016

GERUNDISMO

Onde está o erro do uso do gerúndio?

O gerúndio expressa uma ação continuada, ou que ocorre simultaneamente a outra ação. Exemplos: comendo; partindo; falando.
Veja, a seguir, o uso do gerúndio na prática:
E o carro desceu a ladeira, atropelando tudo que estava em seu caminho.
E o sol brilhou, iluminando o campo e a serra.
Cantando, ela espantava as saudades da infância.
Abrindo o tablet, começou a navegar.
O que se condena é o uso abusivo do gerúndio, como forma de ação futura, em perífrases verbais, fora das normas explicitadas acima:
  1. Vamos estar providenciando sua solicitação. (providenciaremos).
  2. A empresa estará remetendo seu pedido nas próximas horas. (remeterá)
  3. Estaremos explicando o gerúndio na aula de amanhã. (explicaremos).

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O QUE É UMA PARÁFRASE?

O QUE É UMA PARÁFRASE?
[Do gr. paráphrasis, pelo lat. paraphrase.]

1. Desenvolvimento do texto de um livro ou de um documento conservando-se as ideias originais; metáfrase.

2. Tradução livre ou desenvolvida.
Recurso dos mais produtivos no desenvolvimento das habilidades na língua escrita, a paráfrase não consiste em mera imitação, mas em apoiar-se em modelos confiáveis que mostram o caminho correto e a forma adequada.

Muitos autores famosos usaram (e usam) a paráfrase para criar obras que ficaram famosas e, em alguns casos, superam o original, em beleza e expressividade. É o caso, por exemplo, da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, que motivou inúmeros poetas a também escreverem textos que falavam das saudades da pátria distante.


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

LOCUÇÃO VERBAL COM VERBAL COM VERBO NO INFINITIVO

Em “Denúncias contra pessoas que FINGEM SEREM inocentes” a concordância verbal está correta?

Nas locuções verbais, um dos verbos deve ficar em forma nominal (infinitivo – particípio passado – gerúndio)

Exemplos de locuções verbais com verbo principal no infinitivo:
- Quero descansar um pouco.
- Pode acontecer alguma coisa inesperada.
- Começamos a estudar russo.


Logo, o correto é “Denúncias contra pessoas que FINGEM SER inocentes”.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O VERBO MEDIAR

Em “Querem que a Comissão de Educação medie os entendimentos”, a grafia do verbo destacado está correta?

Os verbos irregulares “mediar – ansiar – remediar – incendiar – odiar” apresentam uma vogal epentética /e/ nas formas rizotônicas do presente do indicativo e nas formas dele derivadas.*

Eu medeio – tu medeias – ele medeia – nos mediamos – vós mediais – eles medeiam.
Eu anseio – tu anseias – ele anseia – nós ansiamos – vós ansiais – eles anseiam.
Eu remedeio – tu remedeias – ele remedeia – nós remediamos – vós remediais – eles remedeiam.
Eu incendeio – tu incendeias – ele incendeia – nós incendiamos – vós incendiais – eles incendeiam.
Eu odeio – tu odeias – ele odeia – nós odiamos – vós odiais – eles odeiam.


* Epêntese: adição de um fonema no interior de uma palavra.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

O QUE É INTERTEXTUALIDADE?

A competência em leitura e em produção textual não depende apenas do conhecimento do código linguístico. Para ler e escrever com proficiência é indispensável conhecer outros textos, estar imerso nas relações intertextuais, pois a produção de um texto está sempre ancorada em outro(s) texto(s).

Chama-se intertextualidade a esse “parentesco” que se estabelece entre os textos, decisivo para o processo de compreensão e de decodificação de textos.

Quem lê e compreende um texto é porque é capaz de identificar, de reconhecer, de entender a ligação com outras obras, textos ou trechos. As obras científicas e técnicas – ensaios, monografias, dissertações e teses –, por exemplo, explicitam autores conhecidos e reconhecidos, que validam os pontos de vista apresentados. 

A compreensão de uma charge de jornal de hoje implica o domínio das notícias do dia anterior. 

A leitura de uma obra literária, de qualquer gênero, vislumbra outras obras, muitas vezes de maneira velada.