Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de junho de 2018

À MEDIDA QUE / NA MEDIDA EM QUE


Como usar: à medida que / na medida EM que?

São duas locuções diferentes, embora semelhantes na aparência, o que tem levado muitas pessoas – mesmo com bom conhecimento da língua – a fazer um cruzamento entre elas, como li há pouco tempo: *”À medida em que recuavam, o exército russo e a população civil iam queimando plantações e destruindo fábricas”.

A locução conjuntiva — à medida que — com crase e sem a preposição ‘em’ - está classificada entre as conjunções subordinativas proporcionais; portanto, tem o mesmo significado de à proporção que, como nos seguintes exemplos:

(1) "À medida que o regime foi se consolidando, só o caminho que Jango preconizava, de resistência política, é que podia mesmo prevalecer", reconhece Brizola.

(2) No caso do Mal de Alzheimer, que é a principal doença da memória, os neurônios são destruídos à medida que a enfermidade avança.

A segunda locução — na medida EM que —, de uso mais recente, não se encontra nos livros de gramática tradicionais. Não sendo legitimada, não era ensinada na escola. Para desfazer a confusão: na medida em que encaixa-se nas conjunções causais, tendo o sentido aproximado de "pelo fato (razão, motivo) de que, uma vez que, já que, porquanto":

(3) O Estado, na medida em que se responsabiliza apenas pelo financiamento do Ensino Fundamental, estaria se abstendo de cumprir seu papel de promotor do bem comum.

(4) Essa concepção de linguagem está associada à teoria da comunicação e é falha na medida em que reserva ao emissor um papel ativo e ao receptor um papel passivo.

(5) O currículo escolar daria então sua contribuição na medida em que abrisse discussões ideológicas e metodológicas.