Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

INGREIS / PORTUGUEIS

Notícia veiculada por grande rede nacional de televisão: “Os brasileiros estão em quadragésimo lugar no ranking mundial de desempenho na língua inglesa”. A apresentadora completou com um comentário, no mínimo tragicômico: “O pior é que não é só em ‘ingreis’; em ‘portugueis’, estamos também muito mal”. Essas pronúncias estão corretas, professor?

Como sabemos, devemos respeitar os variados “registros linguísticos” que ocorrem em diferentes situações e níveis sociais. Não se pode esperar que profissionais de nível superior, como médicos, jornalistas, advogados, engenheiros e outros tenham o mesmo desempenho linguístico que pessoas mais humildes e, muitas vezes, com parcos índices de escolaridade.

Mesmo os profissionais citados, em ambientes e ocasiões informais, nas torcidas em estádios de futebol, por exemplo, podem apresentar um desempenho linguístico mais descontraído ou mesmo descuidado.

O registro formal culto, entretanto, exige um maior cuidado dos profissionais e falar “ingreis” ou “portugueis” é um tanto inadequado na apresentação de um jornal televisivo.