Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2016

DE VÍRGULAS E POSSESSIVOS...

Acho que estão faltando algumas vírgulas neste texto: “Na mesma data em que seu irmão Antônio Junqueira Vilela Filho e seu marido Ricardo Viacava tiveram mandados de prisão emitidos na operação Rios Voadores...”.

E você tem razão. Da forma como está fica meio difícil saber quem é marido de quem... Os termos “Antônio Junqueira Vilela Filho” e “Ricardo Viacava” são o que a Gramática chama de “aposto explicativo”, que tem, como o próprio nome indica, a função de explicar o termo a que se refere. Tais apostos devem vir obrigatoriamente isolados por vírgulas. “Seu irmão, Antônio Junqueira Vilela Filho, e seu marido, Ricardo Viacava, ...”.

Além disso, o uso do possessivo “seu” também pode confundir o leitor, levando-o a acreditar que Ricardo Viacava é o marido de Antônio Junqueira, fato nada estranho na modernidade...

Sugiro que o texto seja modificado com a inclusão do advérbio “respectivamente” e a mudança da ordem dos termos. “Na mesma data em que Antônio Junqueira Vilela Filho e Ricardo Viacava, respectivamente seus irmão e marido, tiveram mandados de prisão emitidos na operação Rios Voadores...”.