Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

LINCHAR - LINCHAMENTO

Uma chamada de matéria no jornal dizia que: “O ladrão foi linchado por moradores e, posteriormente, encaminhado ao hospital com ferimentos generalizados”. Se o indivíduo foi “linchado” não quer dizer que morreu? Qual é a origem e o significado de “linchar”?

O termo “linchar” resulta do empréstimo linguístico feito do inglês “Lynch”.

O dicionário A. Houaiss registra o seguinte:
To lynch 'executar sumariamente, sem julgamento regular, por uma decisão coletiva, o autor de um crime grave', der. de Lynch law 'lei de Lynch' (1838), de William Lynch, fazendeiro de Pittsylvania, no Estado da Virgínia (E.U.A.), que no final do século XVIII instituiu um tribunal privado a que incumbia julgar sumariamente os criminosos apanhados em flagrante; ocorre em uns poucos vocábulos, de fins do século XIX em diante: linchado, linchador, linchagem, linchamento, linchar

Linchar – Verbo transitivo direto
1. Executar sumariamente, sem julgamento regular e por decisão coletiva (criminoso ou alguém suspeito de sê-lo).

Por aí se vê que a vítima de um linchamento não deve ser encaminhada ao hospital, mas ao necrotério. Entretanto, é comum ver-se em jornais e revistas o termo “linchar” ser usado para eventos em que várias pessoas agridem um suposto criminoso, sem, no entanto, ocasionar-lhe a morte.