Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de julho de 2014

A / HÁ

Na frase: “O usuário precisa estar sem sinal de internet a (ou há?) mais de dois dias para ser atendido”. Nesse caso, seria cabível empregar a preposição “a” ou a forma verbal “há”?

Em primeiro lugar, consideremos que a forma “há”, do verbo “haver”, indica tempo decorrido. Por esse motivo, são corretas construções como as seguintes: “Vivo em Brasília mais de quarenta anos”, “Estive em Londres dois anos”.

Da mesma forma, é a preposição “a” que usamos em construções como “Estávamos a três meses das eleições” (três meses antes do evento) ou “A posse será daqui a duas semanas” (duas semanas antes da posse). Note que não temos tempo decorrido, mas, contrariamente, um tempo futuro.

A frase em estudo, rigorosamente, não se enquadra em nenhuma dessas duas situações. A preposição “a” logo seria descartada, pois não há demarcação de intervalo (como há em “de hoje a sexta-feira”) nem projeção de tempo futuro (como há em “a três meses das eleições”). Como não se trata de tempo decorrido, já que o fato não se concretizou, também devemos descartar o uso do verbo “haver”.
Casos como esse são resolvidos pela mudança da forma a empregar.

Veja uma sugestão: “Para ser atendido, o usuário deve estar sem sinal de internet por mais de dois dias”.