Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de maio de 2014

VERBOS ANÔMALOS

Como sabemos, um verbo é dito irregular quando sua conjugação não segue o paradigma de sua conjugação. Os verbos “saber” e “caber”, por exemplo, fazem o presente do indicativo de forma bem diferente do modelo regular de “vender”. São verbos irregulares.

Vendere > Eu vendo; tu vendes; ele vende; nós vendemos; vós vendeis; eles vendem. (regular)
Sapere > Eu sei; tu sabes; ele sabe; nós sabemos; vós sabeis; eles sabem. (irregular)
Capere > Eu caibo; tu cabes; ele cabe; nós cabemos; vós cabeis; eles cabem. Irregular)

Observe-se que a irregularidade é apenas morfológica, pois, em todas as formas, está presente o mesmo radical formador.

O verbo é chamado anômalo quando apresenta, em sua conjugação, mais de um radical formador. O verbo “ser”, por exemplo, apresenta em sua conjugação os radicais de “esse” e “vadere”:
Eu sou, tu és, ele é. Eu fui; foste; ele foi.

Como nossa escola não mais se preocupa em ensinar as origens da língua, fica muito difícil para o falante comum penetrar nesse mundo misterioso e fascinante da etimologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário