Pesquisar este blog

sábado, 28 de setembro de 2013

CONCORDÂNCIA COM VERBOS CAUSATIVOS

O GOVERNO ORIENTOU OS OPERÁRIOS A BUSCAR SEUS DIREITOS

Embora saibamos que a concordância verbal obedece à relação entre sujeito e predicado, com os verbos ditos “causativos” há grande controvérsia sobre a flexão do infinitivo.

Quando os ditos verbos vêm acompanhados de pronome oblíquo átono, o infinitivo que o segue, normalmente não se flexiona. Como em
  • “Mandei-os estudar”;
  • “Deixei-os falar o que bem quisessem”.
É facultativa a flexão do infinitivo se o sujeito não for representado por pronome átono e se o verbo da oração determinada pelo infinitivo for causativo (mandar, deixar, fazer) ou sensitivo (ver, ouvir, sentir) e sinônimos.
  • Mandei sair os alunos./ Mandei saírem os alunos;
  • Deixaram morrer os prisioneiros / Deixaram morrerem os prisioneiros;
  • Fizemos os adversários errar o golpe / Fizemos os adversários errarem o golpe.
Ocorre, entretanto, que este caso (O GOVERNO ORIENTOU OS OPERÁRIOS A BUSCAR SEUS DIREITOS) é um pouco diferente. Embora a dupla concordância seja aparentemente possível, a construção original (de característica latina) não prevê a flexão do infinitivo. Basta verificar que a oração subordinada “a buscar seus direitos”, está regida pela preposição “a” revelando que a construção se faz, na verdade com dois objetos. O objeto direto é “operários” e o indireto é a oração reduzida de infinitivo “a buscar seus direitos”.