Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

MOTO-TÁXI OU MOTOTÁXI?

Trata-se de uma palavra composta a partir de dois radicais estrangeiros, sendo que o primeiro deles sofreu um processo de redução. “moto < motor” e o segundo já é corrente na forma aportuguesada com o acento gráfico inexistente na língua de origem “taxi (inglês) > táxi (português)”.

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras (ABL) não faz qualquer menção à existência da palavra. Os dicionários Houaiss, Michaellis e Aurélio também não a registram.

O Dicionário Aulete Eletrônico registra “MOTOTÁXI”, tal como o faz o Dicionário Universal da Língua Portuguesa (Priberan).

Assim, podemos assumir como correta a forma “MOTOTÁXI”, que está de acordo com “motosserra”, “motocicleta”, “motobomba”, “motobói”, “motocultor”, todas já perfeitamente consagradas e dicionarizadas.

4 comentários:

  1. Como se escrevia mototáxi antes do acordo ortográfico

    ResponderExcluir
  2. Não há registro disponível. Havia uma liberdade total e cada um escrevia como bem lhe aprouvesse.

    ResponderExcluir
  3. Agora (escrevo em 14 de maio de 2022), estão registradas no VOLP as palavras "mototáxi" e "mototaxista". Amei o blogue! Sou advogado e escritor. Também estou cursando licenciatura em Letras.

    ResponderExcluir
  4. O VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) aclarou as dúvidas e passou a registrar como corretas as formas "mototáxi e mototaxista". como havíamos sugerido na consulta.

    ResponderExcluir