Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

UM CASO DE CRASE OPCIONAL

Posso escrever “Dar destaque às notícias”; “Dar destaque à notícias”; “Dar destaque a notícias”, sem cometer erros na colocação da crase?

A crase indica a fusão de dois fonemas idênticos.

No caso em estudo, temos que o substantivo abstrato “destaque” exige um complemento regido da preposição [a]. “Destaque A alguma coisa”. Por exemplo, “Não se deve dar destaque A jogadores sem habilidade”, ou “O Congresso prioriza o destaque A medidas embromatórias”.

Observe que “jogadores” e “medidas” são substantivos plurais que admitem, ou não, a anteposição do artigo. Posso dizer “jogadores sem habilidade” ou “os jogadores sem habilidade”; “medidas embromatórias” ou “as medidas embromatórias”. É que o artigo definido, nesses casos, é opcional, mas, se for usado, deverá estar no plural para concordar com o número dos substantivos que determinam.

Se o falante optar por não usar o artigo, não haverá como fazer a fusão “preposição + artigo” e, portanto, não haverá a crase: “Dar destaque A notícias”. Caso opte por usar o artigo, teremos a ocorrência de “preposição + artigo plural”, que será indicada pela crase: “Dar destaque ÀS notícias”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário