Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

CORRELAÇÃO VERBAL

Como deve ser o uso do “futuro do subjuntivo” correlacionado a um fato de ocorrência segura no futuro?

Sabemos que o subjuntivo é um modo verbal usado para expressar ações dubitativas ou optativas, isto é, de ocorrência incerta no pretérito, presente ou futuro. A correlação de uma ação no futuro do subjuntivo com outra ação no futuro do presente (cabal, certa, definitiva) é feita com o uso do futuro do presente do indicativo ou do presente do indicativo que, nesse caso, terá valor de “futuro iminente”.

Esses termos da Gramática Normativa parecem tornar difícil algo que é, na verdade, muito fácil.

– Futuro do subjuntivo + futuro do presente do indicativo:
a)  Quando a pizza chegar (futuro do subjuntivo), já não terei mais fome (futuro do presente simples do indicativo);
b)  Se o carteiro vier (futuro do subjuntivo), não me encontrará (futuro do presente simples);
c)   Quando você fizer o dever (futuro do subjuntivo), já terei dormido (futuro do presente composto do indicativo).

– Futuro do subjuntivo + presente do indicativo:
a)  Se alguém perguntar por mim (futuro do subjuntivo), diz que fui por aí... (presente do indicativo) Zé Keti);
b)  Se acaso me quiseres (futuro do subjuntivo), sou dessas mulheres... (presente do indicativo) (Chico Buarque);
c)   Quando me candidatar (futuro do subjuntivo), conto com seu voto (presente do indicativo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário