Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MANDOU ELA / MANDOU-A

CONSULTA – Um ministro do STF, ao proferir seu voto, hoje, disse: “Designou sua esposa, mandando ela sacar o dinheiro na agência ... “. A frase está correta? Qual é a função sintática do pronome “ela”?
RESPOSTA – A frase está incorreta. Se verificarmos a regência do verbo “mandar”, no contexto, encontraremos, segundo o dicionário de regência verbal de Francisco Fernandes, que ele apresenta a mais variada regência – assim como os verbos deixar, fazer, ver, ouvir, ... –, podendo ter complemento direto ou indireto.
A consulta, na verdade, resume-se em saber que função sintática pode exercer o pronome reto “ela”.
Os pronomes retos (eu, tu, ele(a), nós, vós, ele(a)s) exercem, normalmente, a função de sujeito. Podem, eventualmente, exercer a função de “objeto direto preposicionado”, ou “objeto indireto pleonástico”, em torneios linguísticos de alto nível de elaboração, como em:
·    “Ofereceu-lhe, a ela, uma grandeza imensa” – M. Fernandes.
·    Deu-lhe, a ele, a maior esperança.
·    Permitiu-nos, a nós, vencer os demais obstáculos.
Com os chamados verbos causativos (deixar, mandar, fazer, ver, ouvir, ... ), seguidos de infinitivo, a norma culta recomenda o uso de um pronome oblíquo átono, enclítico ao verbo causativo. Ressalvando-se o uso da linguagem estilizada e/ou literária.
·    Deixou-lhe uma grandeza imensa.
·    Deu-lhe a maior esperança.
·    Permitiu-nos vencer os demais obstáculos.
·    O professor mandou-os fazer os exercícios em casa.
 
A fala do ministro, portanto, deveria ser: “Designou sua esposa, mandando-a sacar o dinheiro na agência ...”