Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

PRESIDENTA


Existe a palavra: PRESIDENTA? Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é -ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos -ante, -ente ou -inte.

Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Diz-se constituinte, e não "constituinta"; diz-se estudante, e não "estudanta"; diz-se adolescente, e não "adolescenta"; diz-se paciente, e não "pacienta".

A gramática da Língua Portuguesa, no item “flexão de gênero dos substantivos”, ensina que existem os chamados "Substantivos Comuns de dois gêneros". São aqueles que têm a mesma forma para o masculino e o feminino, fazendo a flexão de gênero por meio do artigo que os antecede:
  • o acrobata, a acrobata; o agente, a agente; o artista, a artista; o consorte, a consorte; o herege, a herege; o intérprete, a intérprete; o lojista, a lojista; o mártir, a mártir; o patriota, a patriota; o viajante, a viajante; o dentista, a dentista; o jornalista, a jornalista; o suicida, a suicida; o estudante, a estudante; o cliente, a cliente; o colega, a colega; o indígena, a indígena; o pianista, a pianista; o gerente, a gerente; o camarada, a camarada; o imigrante, a imigrante; o mártir, a mártir o fã, a fã; o médium, a médium; o reporter, a repórter.
Cumpre lembrar, porém, que os dicionários eletrônicos Aurélio, Houaiss e Caldas Aulete já se apressaram em “atualizar” o verbete “presidente”, aceitando também a existência da forma “presidenta”. Entretanto é preciso ficar atento para o fato de que os dicionários não “ditam as regras”, apenas registram o uso que os falantes fazem da língua.