Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de maio de 2012

TER/HAVER/EXISTIR


CONSULTA – A frase “Nesse momento, tinham dois jogadores impedidos” está correta?
RESPOSTA – Não. Há dois problemas: quanto ao uso e quanto à concordância verbal.
·  No registro formal culto, não se pode usar o verbo “ter” com o sentido de “existir” ou “haver”. Não se diz, por exemplo, que “Tem um homem parado na esquina” ou que “Tem pessoas que não gostam de futebol”. O correto, no citado registro formal culto, é “Há (existe) um homem parado na esquina” / “Há (existem) pessoas que não gostam de futebol”.
·    Veja que o verbo “ter” está no plural. Qual é o sujeito, ou seja, “quem” pratica a ação verbal descrita pelo verbo? Não se pode identificar. O autor da frase deve ter-se confundido, considerando que a expressão “dois jogadores” seria o sujeito, quando, na verdade, ela é o objeto direto. Tal equívoco, em meu entendimento, decorre de considerar-se o verbo “ter” equivalente ao verbo “haver”.
·    O verbo “ter”, como verbo significativo, é transitivo direto, regular, e deve ser usado, formalmente, em um contexto em que existam “um possuidor” – com o qual concorda – e “algo possuído” – que lhe completa o sentido –: a) “Dona Flor” tinha “dois maridos” – sujeito “Dona Flor”; objeto direto “dois maridos”; b) “Os times” tinham “elenco reduzido”. – sujeito “Os times”; objeto direto “elenco reduzido”.
Há, entretanto, o “registro coloquial descuidado”, usado sem grandes preocupações gramaticais e em ocasiões informais, em que esse emprego do verbo “ter” é amplamente usado, como em “Nesse mundo, TEM gosto para tudo”; “TEM eleitor que vota sem saber em quem está votando”; “Ali dentro, TEM, pelo menos, trezentos picaretas”.