Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CONCORDÂNCIA VERBAL - "SE AVALIA"


CONSULTA –
Há algum erro em “Quando se avalia todas as obras do PAC 2 juntas, o índice de atraso chega a 26%. E nem todas devem ficar prontas até o fim de 2014, quando o programa termina”?

RESPOSTA –
O pronome oblíquo “se”, na primeira oração, é um pronome apassivador e, na voz passiva sintética formada com esse pronome, o verbo concorda normalmente com o sujeito. O sujeito é a expressão “todas as obras do PAC 2 juntas”, logo o verbo “avaliar” deve ir para a 3a pessoa do plural.

Ficaríamos, então, com “Quando se avaliam todas as obras do PAC 2 juntas”. Ocorre uma redundância: Se são “todas” as obras, serão obrigatoriamente “juntas”. Melhor seria eliminar uma das duas: o “todas” ou o “juntas”.

Aconselhável examinar o “E” inicial do 2º período. Essa conjunção é, normalmente, aditiva, logo deve “somar” dois termos da oração, ou duas orações coordenadas de mesmo valor. Como há um ponto final encerrando o período anterior, fica, gramaticalmente, injustificável o uso do “E”.

Aconselho, portanto, modificar a redação para “Quando se avaliam todas as obras do PAC 2, o índice de atraso chega a 26%, e nem todas devem ficar prontas até o fim de 2014, quando o programa termina.”