Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

VENDEM-SE / PRECISA-SE


CONSULTA –

Por que usamos “vendem-se apartamentos” e “precisa-se de estagiários”? Por que um verbo está no plural e o outro no singular?

RESPOSTA —

No primeiro exemplo, o verbo é apassivado, o que é comprovado pela possibilidade de se transformar a frase em uma passiva analítica e o sujeito “apartamentos” não ser capaz de, por si só, praticar a ação descrita pelo verbo: “Apartamentos são vendidos”. Nesse caso, a Gramática Normativa manda que se faça a concordância regular entre o verbo e seu sujeito e o pronome “se” é um pronome apassivador.

No segundo exemplo, isso não é possível, pois não há como “acomodar-se” a preposição “de”. O verbo, por conseguinte, permanece na 3ª pessoa do singular e o sujeito é indeterminado, isto é, ele existe, mas não se quer ou não se pode determiná-lo. O pronome “se” é índice da indeterminação do sujeito.

Pode-se dizer que o verbo, seguido de preposição, não varia nesses casos: Trata-se dos melhores profissionais. / Precisa-se de empregados. / Apela-se para todos. / Conta-se com os amigos.