Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

DESSE / DESTE

CONSULTA: Quando e como usar os demonstrativos Desse / Deste?

Trata-se da combinação da preposição (de) + pronome demonstrativo (esse/este). O demonstrativo "este" é usado para determinar a posição de algo que está próximo de quem fala (o emissor); "esse", quando a posição do objeto determinado é próxima de quem ouve (o receptor).
  • "Estou nesta sala, sentado confortavelmente em minha cadeira favorita, digitando este texto para a Auridélia. Deste ponto de observação, tenho visão ampla sobre a Avenida Afonso Pena."
  • "Auridélia, nessa casa em que você está, existem cães de guarda? Dessa sala você avista o mar? Aqui, nesta cidade, infelizmente, estamos a mais de mil quilômetros do mar."

Em textos correntes, em que não haja a oposição dialógica entre emissor e receptor, o "esse", e suas combinações, deve ser usado como anafórico, isto é, refere-se a algo que já foi dito; o "este", e suas combinações, como catafórico, isto é, antecipa algo que ainda vai ser dito.
  • Um dos melhores livros que li é "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Essa é, na verdade, uma obra que deve estar em todas as estantes de todos os lares brasileiros. Dessa forma, todos aproveitariam melhor seu tempo para leitura.
  •  Este livro, "Memórias Póstumas de Brás Cubas", serviu de base para um péssimo filme homônimo. Quem vê o filme e não lê o livro, fica com uma visão deturpada da obra. É melhor agir desta forma: primeiro ler o livro para, depois, ver o filme.
Quando existem dois substantivos a se determinar, na mesma frase, usa-se este para o mais próximo e aquele para o mais distante.
  • Amaro e Amâncio eram irmãos e este (Amâncio) foi tentar a vida na China; aquele (Amaro), no Brasil.