Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O VALOR DA VÍRGULA

CONSULTA — USO DA VÍRGULA
Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro a sua procura. Como ficaria na ordem tradicional?

"A mulher andaria de quatro a sua procura se soubesse o valor que o homem tem." ou " O homem andaria de quatro a sua procura se soubesse o valor que a mulher tem."
Qual é a oração principal e a subordinada? E qual o tipo de subordinação?

RESPOSTA
A primeira oração “Se o homem soubesse o valor que tem” é uma oração subordinada adverbial condicional, isto é, estabelece uma premissa para que o outro fato se estabeleça.
A segunda oração “a mulher andaria de quatro a sua procura” é a principal, é o fato gerador da comunicação, mas só se materializará se a “condição” estabelecida pela subordinada efetivar-se, ou seja, “o homem tem de saber seu próprio valor (dele) para que a mulher ande de quatro a sua (dele) procura.

O período classifica-se como composto por subordinação.

A “ordem direta”, preferida pela língua portuguesa, manda que primeiro venha a principal e depois a subordinada: “A mulher andaria de quatro a sua procura, se o homem soubesse o valor que tem.

Como sabemos, a ordem direta é a preferida, mas não é a única. O falante, no caso o “escrevente”, pode mudar os termos de lugar, desde que aplique a pontuação corretamente.
O problema gerado prende-se ao uso do pronome possessivo “sua”, que tanto pode referir-se ao homem quanto à mulher. A vírgula depois de “tem”, entretanto, aclara o significado: o valor é do homem. Desloque-se a vírgula para depois de “mulher” e o significado muda de figura, mas não a classificação das orações e do período.