Pesquisar este blog

domingo, 30 de janeiro de 2011

SUBSTANTIVOS EPICENOS

CONSULTA:

Como se faz o plural de “beija-flor”? E a flexão de gênero (masculino / feminino)?

RESPOSTA:

É um substantivo masculino, composto, constituído por verbo + substantivo. Quanto ao número, flexiona-se apenas o segundo elemento: “beija-flores”; não possui flexão de gênero (é um epiceno, isto é, uma única forma para designar os dois sexos), fazendo-se a designação do sexo (sexo não é gênero gramatical) do animal pelo acréscimo dos adjetivos macho / fêmea: o beija-flor macho / o beija-flor fêmea.

O gramático Napoleão Mendes de Almeida desenvolve, em sua Gramática Metódica, página 99, o seguinte raciocínio:

“Não nos admiremos da forma fêmeo; esta palavra, no caso presente, é adjetivo e, como tal, deverá flexionar-se de acordo com o gênero do substantivo a que se refere; o mesmo se observe com o adjetivo macho que, referindo-se a nomes femininos, deverá flexionar-se em macha. A pulga macha, flores machas, palmeira macha.”

A lógica da argumentação é irrefutável.

Apesar de os Dicionários A. Houaiss; Michaellis; C. Aulete e da ABL registrarem o termo “fêmeo”, os gramáticos Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa); Celso Cunha (Nova Gramática do Português Contemporâneo); Ernani Terra (Curso Prático de Gramática) e Ulisses Infante (Curso de Gramática Aplicada aos Textos) não fazem qualquer referência a seu emprego.

Quanto a exemplos do emprego prático desse tipo de concordância, temos:
  • Luiz Gonzaga: “Paraíba masculina, mulher macho sim senhor...”
  • Bocage: “Às minhas cinzas me farão descantes / Fêmeos vindouros, alargando as pernas.”
Não se admire, pois, das formas fêmeo e macha; são adjetivos e, como tal, deverão flexionar-se de acordo com o gênero do substantivo a que se referem. No entanto não há erro em dizer a fêmea do tubarão ou o tubarão fêmeo; o macho da baleia ou a baleia fêmea.

Já estão, entretanto, consagradas pelo uso popular, as expressões a baleia fêmea / macho; o tubarão fêmea / macho, quando se quer designar o sexo desses (e de outros) animais ou plantas.