Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cratera ou Voçoroca?

CONSULTA

O termo correto para designar a escavação feita no solo pela enxurrada é “cratera” ou “voçoroca”?

RESPOSTA

CRATERA
Dicionário Houaiss — substantivo feminino  — espécie de jarro, semelhante a uma ânfora, usada pelos gregos para levar à mesa vinho e água; taça de grandes dimensões; abertura, quase sempre circular, de um vulcão ativo ou extinto; a boca do vulcão por onde expele ou expeliu lava e gases; Derivação: por extensão de sentido. — buraco, cova resultante da explosão de granada ou de mina; qualquer abertura significativa, encontrada em uma superfície; local no qual alguma coisa anda fervilhando; fato, acontecimento etc. que pode originar infortúnio, calamidade; qualquer orifício resultante de corrosão na superfície de um metal; pequena depressão que se origina do arrebentamento de bolhas em uma superfície metálica.
Dicionário C. Aulete — sf.1. Buraco grande em algum objeto ou superfície, resultante de explosão ou de forte impacto: A granada abriu uma cratera no chão.: cratera produzida pela queda de um meteorito; abertura por onde saem gases ou lava quando o vulcão está em atividade ou em erupção; tb.: depressão no solo ou na rocha, em torno da abertura de um vulcão ativo ou extinto, e produzida pelas erupções; grande taça onde os antigos gregos misturavam vinho e água; taça grande; qualquer abertura (ger. funda, ou larga, maior que o comum, ou de aspecto irregular) em uma superfície: Os furúnculos fizeram crateras em sua coxa.

VOÇOROCA

Dicionário Houaiss — substantivo feminino — Rubrica: geomorfologia. escavação no solo ou em rocha decomposta causada por erosão do lençol de escoamento de águas pluviais; boçoroca, buracão, vossoroca.

Dicionário C. Aulete — sf. — Fenda produzida na terra por forte enxurrada; BURACÃO: Uma voçoroca formada pelo escoamento superficial das águas pluviais.

Pelo visto nos dois renomados dicionários, a designação “cratera” presta-se a nomear “buracos mais ou menos circulares” em uma superfície qualquer; já o termo “voçoroca” nomeia as fendas longitudinais produzidas pela força das enxurradas.

Obrigado